This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

PIONEIRA DA INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL MORRE AOS 91 ANOS

Dorina Nowill estava internada havia 15 dias em hospital de São Paulo; seu corpo foi velado na sede da fundação que leva seu nome.



29 de agosto de 2010 22h 57

O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - A professora Dorina de Gouvêa Nowill, uma das maiores ativistas pela inclusão dos deficientes visuais no País, morreu neste domingo, 29, aos 91 anos. Segundo informações de familiares, ela estava internada havia cerca de 15 dias no Hospital Santa Isabel, na zona oeste, para tratar uma infecção, mas acabou sofrendo parada cardíaca. O velório foi realizado na segunda-feira, na sede da fundação que leva seu nome.

Valéria Gonçalvez/AE - 29/1/2009

Dorina foi a primeira aluna cega a matricular-se numa escola regular em São Paulo

"Foi uma morte praticamente natural", afirma seu filho Alexandre Nowill, que também era seu médico. Dorina, que era casada com Edward Hubert, deixa outros quatro filhos - Cristiano, Denise, Dorininha e Márcio Manuel -, além de 12 netos.

A professora ficou cega aos 17 anos por causa de uma doença que os médicos nunca conseguiram entender. Decidiu então dedicar a vida à luta pela inclusão de pessoas na mesma condição.

Com um grupo de amigas, criou em 1946 a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, que em 1991 recebeu seu nome. Junto com o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, a Fundação Dorina Nowill Para Cegos foi uma das pioneiras na produção de livros em Braille, na distribuição gratuita dessas obras para deficientes visuais e no desenvolvimento de técnicas mais modernas para que o cego consiga ler - como livros falados e vozes sintetizadas no computador.

Superação. Dorina foi a primeira aluna cega a matricular-se numa escola regular em São Paulo. Na época, deficientes visuais praticamente não tinham acesso à cultura e à informação por causa da falta de livros adaptados.

Em 1945, conseguiu convencer a Escola Caetano de Campos, onde cursava o magistério, a implantar o primeiro curso de especialização de professores para o ensino de cegos. Após diplomar-se, viajou para os Estados Unidos com uma bolsa de estudos paga pelo governo americano para frequentar um curso de especialização na área de deficiência visual, na Universidade de Columbia.

Quando regressou ao Brasil, concentrou esforços na fundação da primeira imprensa Braille de grande porte do País. Hoje, a editora é uma das principais fontes de renda da fundação e produz 80% dos livros do Ministério da Educação para deficientes visuais e encomendas especiais de cardápios para restaurantes, instruções de segurança de companhias aéreas, best-sellers, etc.

Dorina dedicou-se também à regulamentação da educação para cegos. Na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, foi responsável pela criação do Departamento de Educação Especial para Cegos. Em 1961, graças a seu empenho, o direito à educação ao cego virou lei.

Em Brasília. Entre 1961 a 1973, Dorina dirigiu o primeiro órgão nacional de educação de cegos no Brasil, criado pelo Ministério da Educação, Cultura e Desportos. Realizou programas e projetos que implantaram serviços para cegos em diversos Estados, além de eventos e campanhas para a prevenção da cegueira.

Em 1979, a professora foi eleita presidente do Conselho Mundial dos Cegos. Em 1981, Ano Internacional da Pessoa Deficiente, ela falou na Assembleia Geral das Nações Unidas como representante brasileira. Dorina também trabalhou intensamente para a criação da União Latino Americana de Cegos e foi diversas vezes premiada por seu trabalho.

Em 1989, o Congresso Nacional ratificou a Convenção 1599 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da reabilitação, treinamento e profissionalização de cegos. Esse foi mais um desdobramento do trabalho que Dorina havia começado 18 anos antes, com o primeiro centro de reabilitação para cegos criado por sua fundação.

Elaborado por: Valéria Gonçalvez/AE

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

III CONFERÊNCIA REGIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E 9º ENCONTRO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ealizou-se no dia 16/08/2010 nas dependências da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Campus Carazinho a III Conferência Municipal e IX Fórum Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e IX ENCONTRO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Com a participação de 18 municípios da região, entre eles: Carazinho, Santo Antônio do Planalto, Coqueiros do Sul, Cruz Alta, Quinze de Novembro, Não Me Toque, Boa Vista do Incra, Ibirubá, Fortaleza dos Valos, Espumoso, Tio Hugo, Boa Vista do Cadeado, Santa Bárbara do Sul, Saldanha Marinho, Marau, Soledade, Panambi e Tapera.


O evento foi realizado com sucesso, culminando a noite com o Encontro das PcDs onde participaram 50 pessoas. Houve o manifesto espontâneo de cada representante de entidade, entre elas: ACADEV, ADEFIC, GRUPO VIVER, GRUPO DE SURDOS e APAE de Carazinho e uma representante do Grupo de Convivência de Não Me Toque. O assunto abordado foi a “Qualidade de Vida das PcDs” e dificuldades do dia a dia, prevalecendo sempre a auto estima de cada um.


O evento contou com a presença do presidente do COEPEDE - Sr Paulo Kroeff, Promotor de Justiça - Drº Cristiano Ledur da Comarca de Carazinho, presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho - Sr Gilnei Jarré, Diretor da ULBRA Campus Carazinho - Sr Valdemar Sjlender e a representante do Sr Prefeito Municipal de Carazinho e Secretaria Municipal de Assistência Social - Srª Carmem Cerioli. Dentre outras autoridades. O evento contou com a coordenação geral da presidente do CMPD - Srª Lisandra Sandri, apoiada da Comissão Organizadora: Clóvis Tadeu Tolotti, Milton da Cruz Martins, Alesandro de Oliveira Moraes, Maria Cristina Ferrari, Joel Antônio de Oliveira.



A palestra principal com o tema: “Inclusão com Qualidade de Vida” foi ministrada pelo presidente do COEPEDE - Sr Paulo Kroeff.


A apresentação cultural ficou a cargo dos membros da ACADEV e membros do GRUPO VIVER de Carazinho



Elaborado por: Alesandro Moraes - ACADEV e Clóvis Tolotti - ADEFIC

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

VISITAS TÉCNICAS DA COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE

Comitiva de Carazinho visita a ACADEF


Uma comitiva do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/Altas Habilidades de Carazinho, região norte do Estado, estiveram visitando a sede da ACADEF na tarde de ontem. As cinco pessoas, todas participantes de alguma entidade ligada ao movimento na cidade, estavam buscando novas ideias e caminhos para a luta em prol das PCDs. Eles foram recebidos pelo gerente-geral da Associação, Jorge Cardoso, pelo gestor de Comunicação e Marketing, Ricardo Cardoso e pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDIP) de Canoas, Jair Silveira.

Após longa conversa, os visitantes Lisandra Sandri, Márcia Jaqueline Bugs, Terezinha Camargo de Oliveira, Clóvis Tolotti (vice-presidente da Associação de Deficientes Físicos de Carazinho - ADEFIC) e Alesandro de Oliveira Moraes (presidente da Associação Carazinhense de Deficientes Visuais - ACADEV), este vice-presidente do Conselho, puderam conhecer todas as instalações da ACADEF, desde a Administração, até as salas de aula, laboratórios, salas de atendimento de saúde, o ginásio motor-adaptado e as obras da Unidade Aquática/hidroterapia.
Ao final, os carazinhenses se disseram encantados com a estrutura da ACADEF e puderam levar ainda as Memórias da entidade, editadas no Livro que marcou os 25 anos. "A impressão é maravilhosa. Quando pensamos em buscar inspiradores, resolvemos começar em nosso Estado e a ACADEF, foi uma das primeiras, por ser Referência em Reabilitação", comentou Lisandra. "Nossa ideia, além de conhecer é também de poder divulgar o trabalho da ACADEF. Estou muito impressionado com o tamanho, a organização e o atendimento que se presta aqui. Espero que a sociedade saiba aproveitar toda essa estrutura que vocês tem a oferecer", disse Alesandro.




Fonte: ACADEF de Canoas/RS

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

HISTÓRICO DO CMPD

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Supedotação/ Altas Habilidades de Carazinho/ RS – CMPD, criado pela Lei n.º 6.343 de oito de março de 2006.


É um órgão consultivo, deliberativo, fiscalizador e articulador das políticas voltadas a assegurar os direitos das pessoas com deficiência e superdotados/altas habilidades.

  •  Formular a política municipal para integração da pessoa com deficiência, observados os preceitos legais, em consonância com os executores das políticas setoriais;

  • Apreciar e avaliar a proposta orçamentária da política pública voltada à pessoa com deficiência;

  • Estabelecer prioridades de atuação, auxiliando na definição de aplicação de recursos públicos municipais, estaduais e federais destinados ao atendimento da pessoa com deficiência;

  • Propor aos poderes constituídos, modificações nas estruturas governamentais diretamente ligadas à promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

  • Oferecer subsídios para elaboração de leis atinentes aos interesses da pessoa com deficiência e superdotação/altas habilidades;

  • Pronunciar-se, emitir pareceres e prestar informações sobre fatos relacionados à pessoa com deficiência e superdotação/altas habilidades;

  • Incentivar, apoiar e promover eventos, estudos, debates e pesquisas sobre a questão das deficiências e superdotação/altas habilidades, voltadas tanto à estrutura governamental como em geral;

  • Promover intercâmbio com entidades públicas e particulares, organismos nacionais, internacionais visando atender aos objetivos do CMPD;

  • Receber, de órgãos públicos, entidades privadas ou de particulares, todas as informações necessárias ao exercício de sua atividade;

  • Alterar seu regimento, em assembléia e com voto da maioria simples (50% + 1) dos conselheiros;

  • Zelar pela efetiva implantação da Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência e superdotação/altas habilidades;

  • Acompanhar o planejamento e avaliar a execução das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer, política urbana e outras relativas à pessoa com deficiência e superdotação/altas habilidades;

  • Zelar pela efetivação do sistema descentralizado e participativo de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e superdotação/altas habilidades;

  • Propor e incentivar a elaboração de estudos e pesquisas que objetivem a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e superdotação/ alta habilidades;

  • Propor e incentivar a realização de campanhas visando à prevenção de deficiências e a promoção dos direitos da pessoa com deficiência e superdotação/ alta habilidades;

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Supedotação/ Altas Habilidades de Carazinho/ RS – CMPD é composto por cinco órgãos governamentais e cinco não governamentais, dentre eles:

Entidades Governamentais e membros representativos:

Secretaria Municipal da Assistência Social Maria da Graça Nunes Xavier e Margarete Teran

Secretaria Municipal da Educação e Cultura Lúcia Fátima Soares de Medeiros e Tânia Regina Marmitt

Secretaria Municipal da Saúde Márcia Jaqueline Vieira Bugse Vera Lúcia Grespan

Secretaria Municipal do Gabinete Fernanda Schena e Juliana Guilarde

Secretaria Municipal do Planejamento e Urbanismo Jairo Storchi de Souza e Amábile Vanin

Entidades Não - Governamentais e membros representativos:

Associação do Grupo de Surdos de Carazinho – AGS Lisandra Sandri e Milton da Cruz Martins

Associação de e para os Deficientes Visuais de Carazinho - ACADEV Joel Antônio de Oliveira e Alesandro de Oliveira Moraes

Associação dos Deficientes Múltiplos de Carazinho – Grupo Viver Terezinha Camargo de Oliveira e Dione Salete de Quadros Machado

Associação dos Deficientes Físicos de Carazinho – ADEFIC Clóvis Tadeu Tolotti e Tiago Meira Gomes

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE Carmem Razzera Argenton e Fabiane Bagnara


Elaborado por: Lisandra Sandri - CMPDCRZ, Alesandro Moraes - ACADEV e Clóvis Tolotti - ADEFIC