This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

VEÍCULO CHEVROLET MERIVA DOADO PELO EXECUTIVO E LEGISLATIVO DE CARAZINHO AO CMPD

Na tarde do dia 30 de dezembro de 2010, o Prefeito Municipal Aylton Magalhães e o Presidente da Câmara de Vereadores Gilnei Jarré, entregaram ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades – CMPD Carazinho e Associações dos Deficientes o veículo CHEVROLET MERIVA, para atender as demandas das Pessoas com Deficiência, salientando que a utilização será regulamentada através da Comissão Interna de Acessibilidade. Agradecemos o empenho e dedicação de todos os envolvidos para que mais “uma” de nossas metas fosse alcançadas.



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

10 Anos da ACADEV



Hoje é um dia muito especial, pois em 16 de dezembro de 2000, foi oficialmente legalizada, sociedade civil, sem fins lucrativos, a Associação Carazinhense de e para Deficientes Visuais - ACADEV, cujo primeiro presidente foi o Senhor Rodrigo Rubenich, e teve como sócios-fundadores , Orguim da Rocha (in memorian), Rosemaria dos Santos da Rocha, Tais da Rocha, Carla Maria Rostirolla, Adão José Martins, Terezinha Nelci Martins, Cassiano Martins, Maria Mires Weisheimer, Maximo Weissheimer, Diones Sanders, Neiva Sanders, Arthur da Cruz, Lúcia Jussara Sampaio da Cruz, Edi Pereira Marafiga, , José Amauri Marafiga, Sidnei Mendes de Oliveira, Rosa Hahn, Valdir Rubenich, Eva Sirlei Rubenich, Brandina Elisete dos Santos, Pedro Laurindo dos Santos e Vanderlise Pereira.

Os objetivos primordiais da ACADEV são promover os direitos das pessoas com deficiência visual (baixa visão ou cegas) e a promoção da cidadania e inclusão destas pessoas, assim como a orientação aos seus familiares e comunidade em geral.

Atualmente são atendidos cerca de 60 associados, através de projetos, convênios, parcerias, encaminhamentos, cursos, capacitações, reuniões mensais , encontros de formação, participações em Conselhos, eventos, atividades de lazer, conferências , assistência médica, odontológica e jurídica.

EX-PRESIDENTES E GESTÕES
RODRIGO RUBENICH – GESTÃO 2000/2001
EDI PEREIRA MARAFIGA- GESTÃO 2002/2003
ADÃO JOSÉ MARTINS- GESTÃO 2004/2005
JOEL ANTÔNIO DE OLIVEIRA- GESTÕES 2006 /2007/2008

ATUAL DIRETORIA
• Presidente: Alesandro de Oliveira Moraes
• Vice-Presidente: Adriana Della Senta
• Secretária: Carla Maria Rostirolla
• Tesoureira: Ivelize Oliveira D’Avila
• Conselho Fiscal: Joel Antônio de Oliveira, Sidnei Mendes de Oliveira e Jairo Eliseu Kaufmann.
• Diretor de Patrimônio: Fábio Luiz Zanetti

A ACADEV é integrante e fundadora do Conselho Municipal dos direitos da pessoa com deficiência e/ou superdotação/ Altas Habilidades- CMPD e participa efetivamente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Elaborado por: Alesandro Moraes e Carla Rostirolla - ACADEV

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

MOMENTOS ESPECIAIS DA FESTA SOCIAL/2010

 Homenageados do CMPD


 Homenageados da ACADEV



Homenageados da ADEMC


Homenageados da ADEFIC


 
Homenageados da AGS



Público Geral

INCLUSÃO SOCIAL - EVENTO CELEBRA CONQUISTAS DO CMPD E PRESTA HOMENAGENS

Durante o coquetel, trofeus foram entregues a 25 representantes, colaboradores e parceiros do Conselho e das associações que o compõem. Empresas e instituições de ensino e financeiras receberam selos e certificados de Acessibilidade Universal, indicando que o tema é uma preocupação constante na sociedade. Na ocasião, Legislativo e Executivo doaram um Chevrolet Meriva ao CMPD.

Para celebrar os mais de 10 anos de trabalhos desenvolvidos em prol da acessibilidade e da inclusão social de pessoas com deficiência, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/Altas Habilidades (CMPD), juntamente com a Associação do Grupo dos Surdos de Carazinho (AGS), Associação Carazinhense de e para os Deficientes Visuais (ACADEV), Associação dos Deficientes Físicos de Carazinho (ADEFIC) e a Associação Carazinhense dos Deficientes Múltiplos (ADEMC) promoveram, na noite de sexta-feira (10), nas dependências da Ópera Bier, um evento social em beneficio da inserção.

De acordo com a presidente do CMPD, Lisandra Sandri, o Conselho começa a pensar estratégias que são fundamentais para fomentar a inclusão de pessoas com deficiência. “E este evento foi uma delas, pois se trata de uma oportunidade de divulgar as ações e os trabalhos desempenhados com esta finalidade”, disse ela ao agradecer a presença das mais de 200 pessoas, entre autoridades do Executivo e Legislativo, empresários, representantes, colaboradores e parceiros do Conselho, que prestigiaram a solenidade. O protocolo, conduzido pela JCI Carazinho, contou com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Segundo ela, a cerimônia foi realizada com os objetivos de divulgar as atividades das associações e do Conselho, além de homenagear pessoas e instituições que contribuem, cotidianamente, com o CMPD e fazer a entrega do selo e dos certificados de Acessibilidade Universal. “Hoje, atendemos a 767 pessoas com algum tipo de deficiência, embora saibamos que o número de indivíduos que apresentam deficiência é maior. A ideia, então, é buscar um engajamento total da sociedade. Estas empresas, instituições e entidades que estão recebendo o selo e os certificados de Acessibilidade representam o início de um amplo trabalho que se pretende executar nos próximos anos”, comentou Lisandra, acrescentando que uma das propostas é, em 2011, criar um Centro Regional de Habilitação e Reabilitação de Pessoas com Deficiência. “Precisamos construir um mundo que dê acesso a todos os indivíduos, independente de suas condições”.

Neste cenário, o promotor de Justiça, Cristiano Ledur, que também foi agraciado com um trofeu, afirmou reconhecer em Carazinho iniciativas que diferenciam o município dos demais. “Não sei qual a força que move o Conselho e as demais associações, mas eu reconheço nobreza em cada gesto adotado e em cada trabalho feito”, revelou Ledur, dizendo acreditar no potencial para novas conquistas do CMPD. “No que tange ao Ministério Público, o Conselho pode contar com apoio, porque vocês não estão buscando nada além de igualdade. E para isso, nossas portas sempre estarão abertas”.


Executivo e Legislativo doam veículo ao CMPD

Agraciados com trofeus por seus esforços políticos em favor da acessibilidade, o prefeito, Aylton Magalhães; e o presidente do Legislativo, Gilnei Jarré; também ofereceram um presente ao Conselho. “Juntos, Executivo e Legislativo, optaram por doar o Meriva, utilizado pela Câmara de Vereadores, ao CMPD e as demais associações que o compõem”, anunciou Aylton, se dizendo emocionado com o evento. “A sociedade está enxergando que precisa respeitar as diferenças. E nós, enquanto Poder Público, estamos cientes de seu papel nesta jornada”.

O prefeito ainda salientou que a Administração está procurando oferecer maiores e melhores condições de acessibilidade aos munícipes. “Necessitamos olhar diferente para aquelas pessoas que são diferentes. Neste sentido, construímos calçadas especiais e rampas de acesso. Na Prefeitura, por exemplo, embora o segundo andar seja de difícil acesso aos cadeirantes, o primeiro pavimento possui uma rampa especifica para este fim. Mas, são coisas que precisam ser adaptadas e o Município está procurando fazer isso”, reiterou.

Além do trofeu, Jarré recebeu, em nome do Legislativo, o selo de Rumo a Acessibilidade Universal. “Queremos assumir, publicamente, o compromisso de que, em 2011, vamos procurar atingir a totalidade no que se refere a acessibilidade, pois o Legislativo quer estar sempre de portas abertas à população que dele necessitar”, assegurou ele, comentando ainda que a sociedade, por vezes, não é justa e tampouco democrática. “A deficiência está no meio que não oferece condições essenciais de locomoção a todos os indivíduos. Então, é preciso que a sociedade se desafie a atender essa carência, possibilitando que todas as pessoas usufruam de seus direitos”.


Homenagens

Ao todo, 25 representantes, colaboradores e parceiros do Conselho e das associações que o compõem receberam comendas das mãos dos presidentes do CMPD, AGS, ACADEV, ADEFIC e ADEMC. A iniciativa, conforme Lisandra, teve o fundamento de prestar uma homenagem e um tributo de reconhecimento, evidenciando que o tema da acessibilidade está encontrando amparo na sociedade carazinhense.

Além dos trofeus, empresa, instituições e entidades receberam o selo “Rumo a Acessibilidade Universal” e o certificado “Acessibilidade Universal”, informando a preocupação em tornar os espaços – públicos e privados – acessíveis a todos os indivíduos. O certificado de 100% foi concedido a Caixa Econômica Federal, única instituição que possui acessibilidade em toda a extensão do prédio.

Cartilha CMASC

Durante a solenidade, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMASC) promoveu o lançamento e a distribuição de uma cartilha idealizada pela estagiária do Serviço Social da ULBRA Carazinho, Ana Margarete Nunes Chiesa, a partir da demanda do CMASC, apresentada em conjunto com o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social. A cartilha traz informações a respeito das políticas nacionais de Assistência Social e a sua efetiva funcionalidade.
 
Fonte: Jornalista Cristian Puhl (Redação Carazinho / DM)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Notícia veiculada no Gazeta Notícias de Carazinho/RS dia 12/10/11

Fonte: Jornal Gazeta Notícias de Carazinho/RS

Notícia veiculada no Diário da Manhã de Carazinho/RS dia 08/10/11

Fonte: Diário da Manhã Carazinho/RS

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Notícia veiculada no Diário da Manhã de Carazinho/RS dia 07/12/10

Fonte: Diário da Manhã Carazinho/RS

Notícia veiculada no Diário da Manhã de Carazinho/RS dia 03/12/10


Fonte: Diário da Manhã Carazinho/RS