This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Notícia veiculada no Diário da Manhã de Carazinho/RS dia 14 e 15/05/11

Fonte: Redação Carazinho / DM

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Edital Eleições CMPD/Carazinho

Eleitas novas diretorias da AGS e ACADEV

Aconteceu no último dia 10/04/2011 às 15 horas a eleição para escolha da nova diretoria, na sede da entidade do Grupo de Surdos de Carazinho - AGS onde foram eleitos os seguintes usuários:

Presidente: Maria Cristina Ferrari;
Vice Presidente: Claudia Fabiana Della Méa;
Primeira Tesoureira: Heloísa Eccel dos Santos;
Segunda Tesoureira: Moisés Della Méa;
Secretária Executiva: Márcia Hübner;
Secretário Geral: Márcio Schneider;
Coordenadora Pedagógica: Lisandra Sandri;
Conselho Fiscal: Milton da Cruz Martins, Almando dos Santos e Tainara Custódio

E no dia 03/05/2011 às 14 horas e 30 minutos reuniram-se na sede da entidade, os usuários da Associação  Carazinhense de e para Deficientes Visuais - ACADEV para escolha da nova diretoria para o biênio 2011 - 2013, onde foi inscrita chapa única e foi eleita por unanimidade. A nova diretoria ficou assim constituída:
 
Presidente: Fábio Luiz Zanetti
Vice Presidente: Adriana Della Senta
Primeiro Tesoureiro: Alesandro de Oliveira Moraes
Segundo Tesoureiro: Joel Antônio de Oliveira
Secretária Executiva: Carla Maria Rostirolla
Conselho Fiscal: Maria Regina Áviula, Ivelize Oliveira D' Ávila e José Ubiratan Alves Floriano

Elaborado por Alesandro de Oliveira Moraes

Curso de LIBRAS


O projeto “Eu sou surdo! E faço parte deste cenário!”, é um trabalho de cunho social, que busca envolver várias ações relacionadas ao atendimento sócio assistencial a pessoa com deficiência auditiva (crianças, jovens, adultos e idosos). A aplicação deste projeto busca despertar na sociedade a percepção de que as diferenças humanas estão presentes em nosso convívio social (em todas as esferas), percebendo estas diferenças, temos sim que nos aprimorar enquanto sujeitos e visualizar novos caminhos para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária, viabilizando ações de serviços de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência no município de Carazinho. Este projeto é da Associação do Grupo de Surdos, e o mesmo é ministrado pela Professora de Libras Maria Cristina Ferrari e a coordenação da educação especial Professora  Lisandra Sandri.


terça-feira, 3 de maio de 2011

AUIRE PRISMA:Viabilizar Produção do 1° Leitor de Cores Brasileiro para Pessoas com Deficiência Visual

As pessoas com deficiência dependem das tecnologias assistivas para participar na sociedade e superar seus desafios diários. Sem o acesso a essas tecnologias, as pessoas com deficiência possuem menor autonomia, maior isolamento e poucas oportunidades de emprego. Segundo a ONU, 650 milhões de pessoas no mundo têm deficiência, dos quais 80% vivem em países em desenvolvimento, necessitando de soluções acessíveis em termos financeiros. O alto custo dos dispositivos de tecnologia assistiva no mercado é uma barreira significativa para milhões de pessoas de baixa renda com deficiência. Por exemplo, um leitor de cores para as pessoas com deficiência visual custa R$1200 no Brasil!

A Auire é uma empresa social que desenvolve e comercializa dispositivos eletrônicos de baixo custo para assistência às pessoas com deficiência. O desejo da Auire é que esses produtos ajudem e sejam relevantes para as pessoas com deficiência, melhorando sua qualidade de vida e dando mais oportunidades para interagirem com a sociedade. Seu principal intuito é prover acesso para o público de baixa renda, pois diversas tecnologias assistivas oferecidas hoje não têm um preço acessível.

Nosso primeiro produto é o Auire Prisma, um identificador de cor e dinheiro de baixo custo para pessoas com deficiência visual. Pressionando-se um dos botões, o dispositivo emite uma luz para iluminar o objeto e o nome da cor correspondente é falado em voz alta. A identificação de notas de dinheiro acontece por um processo semelhante. Após pressionar o botão, o valor da nota é tocado em som audível. A tecnologia do Auire Prisma será licenciada de forma livre (Creative Commons), não havendo patentes, de forma a maximizar o impacto social.

A Auire foi fundada por dois engenheiros de computação Nathalia Patrício e Fernando Gil. Com ela, eles ficaram entre os 10 primeiros de 100 colocados na apresentação de planos de negócios da Campus Party 2010. Posteriormente, Fernando foi escolhido como fellow do Unreasonable Institute, com a ideia de desenvolver um identificador de cores de baixo custo. Atualmente, a Auire está também recebendo apoio em capital humano pela Artemisia.

Na mídia, os empreendedores da Auire já apareceram na CNT, TV Brasil e TV Sentidos, além de terem dado entrevistas para a Veja Falada, a Folha de São Paulo e outras. Em novembro de 2010, a Auire foi apresentada no TEDx Amsterdam, na Holanda.

Foram mais de 1 ano e meio de muito trabalho e pesquisa para viabilizar essa tecnologia 100% brasileira e estamos muito felizes com o resultado! Queremos trazer um pouco de cor para a vida das pessoas com deficiência visual no nosso país. A reação deles com o nosso protótipo já compensa toda nossa jornada! E para tornar esse sonho realidade, convocamos todos vocês!!!


Com a colaboração de quem apóia essa idéia poderemos impactar a vida de 150 pessoas com deficiência visual e espalhar essa tecnologia para todo o Brasil!

Vamos juntos!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E OU SUPERDOTAÇÃO/ ALTAS HABILIDADES – CMPD/ CARAZINHO.


Rua Silva Jardim, n° 1413, sala 101, Bairro Centro, Carazinho – RS, CEP 99500-000, Fone: (54) 3331 8644 e-mail: cmpdcrz@yahoo.com.br





EDITAL DE CONVOCAÇÃO 001/2011



Aos 02 dias do mês de maio de dois mil e onze, às quatorze horas, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades – CMPD/ Carazinho , LISANDRA SANDRI , portador do CPF nº 71163573000, separada, residente na Rua Pedro Vargas, nº 577, apto 602, Bairro Centro, em suas atribuições, abre o edital de convocação para eleição da nova diretoria que irá compor o mandato de 03/06/2011 há 03/06/2013, sendo que a inscrição das novas chapas devem acontecer até o dia 27/05/2011, até às 15 horas, no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades. A eleição acontecerá no dia 03/06/2011, ás 15 horas, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades – CMPD/ Carazinho, localizada na Rua Silva Jardim, n° 1413, sala 101, Bairro Centro. As chapas deverão ser compostas por: presidente, vice-presidente, secretário executivo, coordenador pedagógico.

Cristérios de inscrição da chapa:

- Apresentação dos documentos no ato da inscrição da chapa (xerox identidade, CPF, comprovante de residência) de todos os membros inscritos.

- Participação efetiva na Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades – CMPD/ Carazinho de pelo menos um ano e ou com presença initerupta de 10 reuniões ordinárias.

- Assinatura do termo de compromisso com a Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades – CMPD/ Carazinho, de que não se utilizará da entidade em benefício próprio para promoção pessoal, política e demais situações que possam vir a comprometer o bom andamento do Conselho.

- Comprometer-se com o Conselho para desenvolver todas as ações possíveis para melhor atender os seus usuários com deficiência.

- Participar de todas as ações promovidas pelas Associações de Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência de Carazinho.

- Cumprir com todos os prazos e exigências estabelecidos pela Prefeitura Municipal de Carazinho, Secretaria Municipal da Assistência Social, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Habitação, Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ministério Público Estadual e Municipal, Justiça Federal, entre outras.

Carazinho, 02 de maio de 2011.

________________________________

Lisandra Sandri

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades