Durante o coquetel, trofeus foram entregues a 25 representantes, colaboradores e parceiros do Conselho e das associações que o compõem. Empresas e instituições de ensino e financeiras receberam selos e certificados de Acessibilidade Universal, indicando que o tema é uma preocupação constante na sociedade. Na ocasião, Legislativo e Executivo doaram um Chevrolet Meriva ao CMPD.
Para celebrar os mais de 10 anos de trabalhos desenvolvidos em prol da acessibilidade e da inclusão social de pessoas com deficiência, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/Altas Habilidades (CMPD), juntamente com a Associação do Grupo dos Surdos de Carazinho (AGS), Associação Carazinhense de e para os Deficientes Visuais (ACADEV), Associação dos Deficientes Físicos de Carazinho (ADEFIC) e a Associação Carazinhense dos Deficientes Múltiplos (ADEMC) promoveram, na noite de sexta-feira (10), nas dependências da Ópera Bier, um evento social em beneficio da inserção.
De acordo com a presidente do CMPD, Lisandra Sandri, o Conselho começa a pensar estratégias que são fundamentais para fomentar a inclusão de pessoas com deficiência. “E este evento foi uma delas, pois se trata de uma oportunidade de divulgar as ações e os trabalhos desempenhados com esta finalidade”, disse ela ao agradecer a presença das mais de 200 pessoas, entre autoridades do Executivo e Legislativo, empresários, representantes, colaboradores e parceiros do Conselho, que prestigiaram a solenidade. O protocolo, conduzido pela JCI Carazinho, contou com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Segundo ela, a cerimônia foi realizada com os objetivos de divulgar as atividades das associações e do Conselho, além de homenagear pessoas e instituições que contribuem, cotidianamente, com o CMPD e fazer a entrega do selo e dos certificados de Acessibilidade Universal. “Hoje, atendemos a 767 pessoas com algum tipo de deficiência, embora saibamos que o número de indivíduos que apresentam deficiência é maior. A ideia, então, é buscar um engajamento total da sociedade. Estas empresas, instituições e entidades que estão recebendo o selo e os certificados de Acessibilidade representam o início de um amplo trabalho que se pretende executar nos próximos anos”, comentou Lisandra, acrescentando que uma das propostas é, em 2011, criar um Centro Regional de Habilitação e Reabilitação de Pessoas com Deficiência. “Precisamos construir um mundo que dê acesso a todos os indivíduos, independente de suas condições”.
Neste cenário, o promotor de Justiça, Cristiano Ledur, que também foi agraciado com um trofeu, afirmou reconhecer em Carazinho iniciativas que diferenciam o município dos demais. “Não sei qual a força que move o Conselho e as demais associações, mas eu reconheço nobreza em cada gesto adotado e em cada trabalho feito”, revelou Ledur, dizendo acreditar no potencial para novas conquistas do CMPD. “No que tange ao Ministério Público, o Conselho pode contar com apoio, porque vocês não estão buscando nada além de igualdade. E para isso, nossas portas sempre estarão abertas”.
Executivo e Legislativo doam veículo ao CMPD
Agraciados com trofeus por seus esforços políticos em favor da acessibilidade, o prefeito, Aylton Magalhães; e o presidente do Legislativo, Gilnei Jarré; também ofereceram um presente ao Conselho. “Juntos, Executivo e Legislativo, optaram por doar o Meriva, utilizado pela Câmara de Vereadores, ao CMPD e as demais associações que o compõem”, anunciou Aylton, se dizendo emocionado com o evento. “A sociedade está enxergando que precisa respeitar as diferenças. E nós, enquanto Poder Público, estamos cientes de seu papel nesta jornada”.
O prefeito ainda salientou que a Administração está procurando oferecer maiores e melhores condições de acessibilidade aos munícipes. “Necessitamos olhar diferente para aquelas pessoas que são diferentes. Neste sentido, construímos calçadas especiais e rampas de acesso. Na Prefeitura, por exemplo, embora o segundo andar seja de difícil acesso aos cadeirantes, o primeiro pavimento possui uma rampa especifica para este fim. Mas, são coisas que precisam ser adaptadas e o Município está procurando fazer isso”, reiterou.
Além do trofeu, Jarré recebeu, em nome do Legislativo, o selo de Rumo a Acessibilidade Universal. “Queremos assumir, publicamente, o compromisso de que, em 2011, vamos procurar atingir a totalidade no que se refere a acessibilidade, pois o Legislativo quer estar sempre de portas abertas à população que dele necessitar”, assegurou ele, comentando ainda que a sociedade, por vezes, não é justa e tampouco democrática. “A deficiência está no meio que não oferece condições essenciais de locomoção a todos os indivíduos. Então, é preciso que a sociedade se desafie a atender essa carência, possibilitando que todas as pessoas usufruam de seus direitos”.
Homenagens
Ao todo, 25 representantes, colaboradores e parceiros do Conselho e das associações que o compõem receberam comendas das mãos dos presidentes do CMPD, AGS, ACADEV, ADEFIC e ADEMC. A iniciativa, conforme Lisandra, teve o fundamento de prestar uma homenagem e um tributo de reconhecimento, evidenciando que o tema da acessibilidade está encontrando amparo na sociedade carazinhense.
Além dos trofeus, empresa, instituições e entidades receberam o selo “Rumo a Acessibilidade Universal” e o certificado “Acessibilidade Universal”, informando a preocupação em tornar os espaços – públicos e privados – acessíveis a todos os indivíduos. O certificado de 100% foi concedido a Caixa Econômica Federal, única instituição que possui acessibilidade em toda a extensão do prédio.
Cartilha CMASC
Durante a solenidade, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMASC) promoveu o lançamento e a distribuição de uma cartilha idealizada pela estagiária do Serviço Social da ULBRA Carazinho, Ana Margarete Nunes Chiesa, a partir da demanda do CMASC, apresentada em conjunto com o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social. A cartilha traz informações a respeito das políticas nacionais de Assistência Social e a sua efetiva funcionalidade.
Fonte: Jornalista Cristian Puhl (Redação Carazinho / DM)
0 comentários:
Postar um comentário